Conteúdo exclusivo para profissionais e estudantes da área de saúde.

quero receber novidades
icone
Materiais Científicos

Pensando cada vez mais na educação continuada, aqui você encontra highlights e resumos de conteúdos científicos para avançar na sua atualização profissional.

Preditores de referências de nutricionistas em hospitais -

Predictors of Dietitian Referrals in Hospitals

Eglseer D, Bauer S.

 

O envolvimento de nutricionista traz benefícios consideráveis para os pacientes hospitalizados, resultando em melhores resultados de saúde e melhor qualidade de vida.
No entanto, as rotinas de encaminhamento a nutricionista são muitas vezes inadequadas em hospitais.

 

 

Objetivo: identificar preditores de encaminhamento a nutricionista em pacientes hospitalizados.

 

 

Metodologia

 

• Estudo transversal realizado anualmente (2017, 2018, 2019).
• Coleta de dados por questionário padronizado, com regressão logística e um modelo de equação de estimativa generalizada (GEE) ​​para calcular as associações entre as características dos pacientes e os encaminhamentos a nutricionista.
• Amostra final: 8.405 pacientes (dos quais estavam disponíveis IMC e perda de peso não intencional).

 

 

 

Resultados

 

Apenas 16,8% dos pacientes foram encaminhados ao nutricionista.


A maior taxa de encaminhamento foi encontrada em pacientes com risco de desnutrição. Mesmo assim, apenas cerca de 1/3 desses pacientes foram encaminhados a nutricionista.

 

Apenas cerca de 1/4 dos pacientes com diabetes mellitus, câncer e distúrbios digestivos foram encaminhados a nutricionista.

1-predictors of dietitian

Conclusão

 

• O número de pacientes internados com condições de saúde relacionadas à nutrição que se consultam com nutricionista é bastante baixo e precisa ser aumentado com urgência.
• Os resultados sugerem que o aumento da taxa de triagem concomitantemente aumenta o número de pacientes encaminhados a nutricionista e pode melhorar ainda mais o atendimento nutricional e proporcionar vantagens consideráveis.

 

 

 

Cenário

 

Alta prevalência de problemas nutricionais (desnutrição, sobrepeso e obesidade) em pacientes hospitalizados = desfechos negativos como: cicatrização prejudicada, maiores taxas de complicações, maior mortalidade ou diminuição da qualidade de vida.

2-predictors-of-dietitian

Problemática

 

• Para que os indivíduos recebam cuidados nutricionais adequados, é fundamental o encaminhamento precoce dos pacientes em risco aos nutricionistas.
• No entanto, muitas vezes a experiência de um nutricionista e sua contribuição para resultados positivos e bem-estar dos pacientes é subestimada na prática clínica.
• Além disso, quando nutricionistas estão envolvidos no cuidado dos pacientes, tais encaminhamentos são feitos apenas em um momento muito tardio da internação.

 

 

 

Isso gera impactos potencialmente negativos na eficácia das intervenções nutricionais.

 

 

 

Solução

 

Nutricionistas devem estar constantemente envolvidos na assistência ao paciente.

 

• Implementação de triagem nutricional obrigatória.
• Desenvolvimento de critérios para facilitar o entendimento da equipe sobre quem deve ser encaminhado e quando isso deve acontecer.

 

Referências Bibliográficas:  Eglseer D, Bauer S. Predictors of Dietitian Referrals in Hospitals. Nutrients. 2020;12(9):2863. Acesso em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7551325/pdf/nutrients-12-02863.pdf

 

 

Departamento Médico e Científico | NHS Brasil | Agosto 2022

Clique aqui para baixar este artigo em .pdf

Para criar seus favoritos é necessário estar logado.

Ao fazer o login/cadastro, você poderá favoritar artigos, vídeos, receitas e podcasts salvando a lista em Meus favoritos.

Cadastro