Nutrition therapy cost-effectiveness model indicating how nutrition may contribute to the efficiency and financial of the health systems
Toulson Davisson Correia MI, et al.
Introdução e objetivo
A desnutrição resulta em vários eventos adversos como aumento das taxas de infecção, tempo de internação hospitalar e mortalidade, refletindo diretamente em custos. Há anos se discute que intervenções nutricionais precoces diminuem esses eventos, levando a economias relevantes. Esse estudo teve como objetivo avaliar se a terapia nutricional (TN), incluindo suplementos orais, foi custo-efetiva, em pacientes adultos em risco nutricional ou desnutridos internados em Hospitais do Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS).
Métodos
Foi desenvolvido um modelo de custo-efetividade, abrangendo o período de 1 ano, tendo como variável de intervenção a oferta de terapia nutricional precoce, em relação aos seguintes desfechos:
- Custos totais
- Tempo de internação
- Reinternação e mortalidade por desnutrição
Os custos foram estimados com base no banco de dados do SUS.
Resultados de custo-efetividade
Mensagens importantes
- Pacientes em risco nutricional ou desnutridos têm 31,3% risco de readmissão hospitalar em 30 dias em comparação com 19,7% para indivíduos bem nutridos.
- O reconhecimento da desnutrição é baixo.
- A prescrição de terapia nutricional ainda é insuficiente e seu valor pelo dinheiro é menos comumente estudado na era da farmacoeconomia.
- Estudo colombiano demonstrou que a economia potencial de custos de um programa de cuidado nutricional para pacientes em risco de desnutrição seria de US$ 862,6 milhões por ano.
Conclusão
De acordo com o modelo do estudo, a prescrição de TN precocepara pacientes adultos, nutricionalmente em risco ou desnutridos, pode diminuir o tempo de permanência e as reinternações hospitalares. Os efeitos são grandes o suficiente para justificar o custo.
Referências: Davisson Correia MI, et al. Nutrition Therapy Cost-Effectiveness Model Indicating How Nutrition May Contribute to the Efficiency and Financial Sustainability of the Health Systems. JPEN J Parenter Enteral Nutr. 2021 Acesso: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33241592/
Departamento Médico e Científico | NHS Brasil | Maio 2023