A genética, a biologia molecular e a saúde pública são áreas importantes e inter-relacionadas, pois a compreensão dos processos genéticos e moleculares, pode ajudar a desenvolver um tratamento e prevenir doenças. Mas quais são os desafios na implementação destes avanços da ciência para toda a população?
Conteúdo exclusivo para profissionais e estudantes da área de saúde.
Genética, Biologia Molecular e Saúde Pública
- 17/03/2023
A evolução da saúde humana mostra uma tendência desafiadora considerando o aumento da expectativa de vida as inovações tecnológicas. Mas qual é o cenário atual e o que há por vir?
A telemedicina evolui e cresce em um ritmo bastante acelerado. A revolução digital é irreversível e, na medicina, ocorre aproximando pessoas e abrindo novos horizontes na busca de soluções médicas para as mais variadas condições e enfermidades. Mas quais são os benefícios e os desafios enfrentados até aqui neste tipo de serviço?
Confira como a Nutrigenômica pode atuar na prevenção e manejo de doenças como obesidade, diabetes mellitus tipo 2, câncer e doença inflamatória intestinal que até então eram tidas como genéticas e definitivas para o paciente.
Para as doenças genéticas, ou seja, aquelas dependentes de fatores hereditários imutáveis, existem pesquisas que afirmam que, através da ciência da Epigenética, que estuda os fatores que causam essas combinações e consequentes expressões gênicas diferentes, existe a possibilidade de controle e prevenção para essas doenças, sendo assim objeto de estudo e uma possibilidade real. Confira: