A massa muscular esquelética é determinada pelo equilíbrio entre síntese e degradação de proteínas. Além disso, o músculo esquelético pode estar aumentado (músculo hipertrófico) quando a alteração nesse equilíbrio favorece a síntese de proteínas. Por outro lado, a perda de massa muscular esquelética (músculo atrófico), ocorre quando a degradação excede a síntese proteica. Essa perda de massa muscular é uma complicação grave causada por ampla variedade de doenças agudas, como ocorre, por exemplo após a internação prolongada em unidade de terapia intensiva (UTI) e/ou condições crônicas, como envelhecimento, desuso, distrofias musculares, insuficiência cardíaca, doença renal crônica, sepse, câncer e muitas outras patologias que impactam negativamente na qualidade de vida.¹
Conteúdo exclusivo para profissionais e estudantes da área de saúde.
Whey protein: da UTI à reabilitação pós-alta
- 05/10/2020
Curso apoiado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, traz conteúdo atual e prático, com especialistas de diversas áreas, sobre terapia nutricional nos diferentes perfis de pacientes críticos.
Este curso aborda tudo o que o Residente de Terapia Intensiva precisa saber sobre os fundamentos de Terapia Nutricional no paciente crítico.
O curso de UTI 2.0: Como atender a necessidade nutricional individualizada do paciente crítico, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), abrange o manejo da terapia nutricional no paciente crítico em diversas situações. Em 9 aulas ministradas por profissionais referências, abordamos as individualidades desses pacientes que precisam de condutas diferenciadas. Após o término do curso e realizar a prova de conclusão, você poderá baixar um certificado que terá a chancela do Avante e AMIB.
Neste curso, o Intensivista agregará conhecimentos de gestão e qualidade para as UTIs de alta performance.
Como fazer melhores escolhas diante do cenário dos déficitis nutricionais associados a intolerância alimentar? Assista essa pílula de conhecimento com a Nutricionista Andressa Kampmann para descobrir!
Descubra como a ferramenta GIDs revoluciona a avaliação intestinal em pacientes críticos, oferecendo uma abordagem precisa para melhorar o prognóstico
ISICEM 2024: Dia 2 - Dra. Ana Cristina fala sobre: Monitorização contínua da taxa de metabolismo basal
ISICEM 2024: Dia 1 - Dra. Ana Cristina fala sobre o tópico: Otimizando a alimentação enteral na UTI
ISICEM 2024: Dia 3 - Dra. Ana Cristina fala sobre: Futuro da terapia intensiva e da medicina de emergência
ISICEM 2024: Dia 1 - Dra. Ana Cristina fala sobre o tópico: Dificuldades com os trials de nutrição
ISICEM 2024: Dia 2 - Dra. Ana Cristina fala sobre: Importância de individualizar a dieta enteral
ISICEM 2024: Dia 2 - Dra. Ana Cristina fala sobre a palestra: Pensando no Intestino