Conteúdo exclusivo para profissionais e estudantes da área de saúde.
Balanço de 2020 na Oncologia: desafios atuais e perspectivas de futuro
- 03/02/2021
No primeiro episódio da 2ª temporada do Avante Nestlé Cast, Monica Meale, Regional Business Head da Nestlé LATAM, recebe um dos maiores nomes da oncologia do País, o Dr. Fernando Maluf, diretor associado do Centro Oncológico da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, e membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein. No bate-papo, o convidado aborda temas importantes como o aumento do número de casos de câncer em todo o mundo, o cenário da oncologia no contexto da pandemia e muito mais. Está imperdível!
Participantes
-
Dr. Fernando Maluf
-
Monica Meale
Ouça nos streamings
Faça download deste podcast
BaixarCurso apoiado pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica, irá abordar o papel e a atuação do nutricionista no atendimento de pacientes oncológicos. Por meio de 4 casos clínicos, profissionais de diversas especialidades irão discutir de forma prática o manejo nutricional em oncologia.
Curso apoiado pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica traz um conteúdo atual sobre a terapia nutricional durante o tratamento de câncer e fases da vida.
O Onconutricast é um curso com foco em nutrição oncológica. O formato em vídeo cast tem o objetivo de promover atualização científica para nutricionistas, disseminar o conceito sobre terapia nutricional especializada em cada fase da jornada de tratamento de maneira interativa, com inputs práticos, através da discussão entre os profissionais e com as novidades da literatura científica.
Conheça as principais sequelas deixadas pelo tratamento oncológico como: desnutrição, perda de massa muscular, alta inflamação e baixa no sistema imunológico. Como reverter estas condições e até mesmo prevenir a recidiva da doença através da nutrição? Quais são as estratégias e principais nutrientes que devem ser utilizados? Quando é necessária a suplementação destes nutrientes?
O cuidado nutricional frente ao paciente oncológico é de fundamental importância, incluindo realização precoce da triagem e avaliação nutricional para o planejamento da intervenção dietoterápica. Acesse o Manual de Avaliação Nutricional em Oncologia e saiba mais.
Além dos fatores etiológicos da sarcopenia no câncer, a perda de massa muscular é ainda mais acentuada em tratamentos oncológicos, como: cirurgia, quimioterapia e radioterapia, que provocam náusea, vômito, perda de paladar, fadiga e dor. Quando administradas ao mesmo tempo, a combinação de fatores deletérios na composição corporal com tratamentos para o câncer conecta o eixo dos tecidos adiposo, muscular e hipotalâmico, potencializando a sarcopenia e a desnutrição em pacientes oncológicos. A quimioterapia em pacientes oncológicos pode aumentar a prevalência de sarcopenia em 17% até o fim do tratamento. Saiba mais.
A quimioterapia é um tratamento usado para tratar tumores localizados e, por ser uma terapia sistêmica, afeta o tecido maligno e as células normais também, através de agentes químicos ou medicamentos para tratar o câncer trazendo efeitos colaterais que podem ser amenizados através de algumas medidas que abordaremos neste artigo.
O câncer é uma doença complexa, que pode acarretar na diminuição ou até mesmo na perda da qualidade de vida dos pacientes.1 Cerca de 80% dos pacientes com câncer apresentam desnutrição já no momento do diagnóstico.2
Cirurgias de grande porte, como as oncológicas do TGI*, apresentam taxas elevadas de complicações.