Conteúdo exclusivo para profissionais e estudantes da área de saúde.
O Empoderamento da Enfermagem – Atenção às Lesões Crônicas
- 15/12/2021
Nesta conversa imperdível sobre o empoderamento da enfermagem, Camila Rocha recebe Mara Blanck, presidente da Sociedade Brasileira de Feridas e Estética e presidente da Sociedade Ibero-Latino-Americana em Úlceras e Feridas, tratando a importância do enfermeiro, com destaque para sua atuação fundamental em nutrição e a importância de sua autonomia no tratamento do paciente com feridas crônicas.
Participantes
-
Camila Rocha
-
Mara Blanck
Ouça nos streamings
Faça download deste podcast
BaixarA terapia nutricional enteral do paciente crítico requer muita atenção e é um desafio constante para a equipe multiprofissional. No Avante Nestlé dedicado especialmente aos Enfermeiros e toda equipe de enfermagem, grandes especialistas discorrem conteúdo de relevância para o cuidado ao paciente crítico à beira-leito por meio de uma trilha de conhecimentos desde o estado hemodinâmico à gestão de eventos adversos e segurança nos dispositivos. Não percam!
O curso Atuação do Enfermeiro na Prevenção e Tratamento de Feridas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE), abrange conceitos básicos das feridas e a atuação do enfermeiro no cenário de feridas. Em 7 aulas ministradas por profissionais referências, abordamos o papel da enfermagem na prevenção, avaliação, classificação, tratamento e cuidado das feridas. Para exemplificar a rotina do profissional atuante, incluímos também 2 aulas práticas sobre mensuração e registro e desbridamento e curativos, que estão disponíveis nos materiais complementares. Não se esqueça que, após o término do curso, para gerar o certificado, você deverá realizar um teste de conhecimento, com 9 questões sobre o curso, uma sobre cada aula, incluindo sobre os 2 vídeos práticos. Não deixe de assistir!!! O certificado contará com a assinatura dos representantes do AVANTE e da SOBENFeE
Existem vários fatores que influenciam no reparo total do tecido. Dentre eles estão os sistêmicos, relacionados ao paciente, e os locais, ligados à ferida. Saiba mais no artigo desenvolvido pelo Dr. Adriano Mehl.
O processo de transição após a alta hospitalar configura um momento complexo de cuidados com o paciente e exige que os profissionais envolvidos trabalhem de forma coesa. Entenda mais sobre a importância dessa etapa e a atuação do profissional nutricionista.
Série Nestlé - Volume 5 Educação Continuada em Feridas Crônicas com a professora especialista em nutrição enteral e parenteral sobre os fatores que influenciam na melhora e piora na cicatrização de feridas.
A lesão por pressão é um problema de saúde pública e sua prevenção está entre as principais metas da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, voltada para a melhoria da segurança e qualidade dos serviços de saúde. Confira neste infográfico as causas, consequências e formas de prevenção e tratamento da lesão por pressão.
Considerando a ferida crônica como aquela que persiste após 3-4 semanas de tentativas de cicatrização, diversos fatores são levados em consideração para determinar seu aparecimento em um paciente de risco. Leia mais.
No Brasil existem cerca de 5 milhões de pessoas com algum tipo de ferida crônica que pode levar a complicações se não for tratada. O tempo de cicatrização pode variar conforme o grau de comprometimento da pele, completa ou incompletamente. Saiba quais são as diferenças entre feridas agudas e crônicas e quais estratégias nutricionais podem ser usadas para acelerar a cicatrização.
Neste estudo de caso, são apresentados resultados relacionados ao uso do Novasource Proline, mostrando benefícios na economia com materiais e mão de obra, otimização do tempo de enfermagem no cuidado integral de outros moradores, melhora dos indicadores de qualidade institucionais e melhora da percepção do cuidado pela equipe, além de resultados intangíveis como: melhora da qualidade de vida, melhora do conforto, melhora da dor e redução do estresse do cuidador. Confira.
Com o passar dos anos, a pele sofre alterações morfológicas e fisiológicas que interferem diretamente na resposta e risco que o paciente terá no surgimento de feridas crônicas com destaque especial o grupo de idosos, que, por conta dessas mudanças mais acentuadas, se tornam um grupo de risco importante.
No atual momento de enfrentamento de uma pandemia, as lesões por pressão se tornam mais incidentes, visto que o tempo de permanência hospitalar de pacientes graves, com imobilidade e internados em unidades de terapia intensiva, tem sido um fator crítico, somado à sobrecarga da equipe assistencial, que está vivendo na linha de frente com incertezas e uma demanda de cuidados que se prolonga. Confira o que a enfermeira Enfermeira Ana Beatriz de Pinho Barroso fala sobre a importância dos cuidados com o reposicionamento no leito, associada ao manejo clínico, nutricional e os cuidados básicos necessários ao conforto e dignidade dos pacientes que se encontram em imobilidade temporária ou definitiva, no intuito de prevenirmos as lesões por pressão. Confira.
A cicatrização se constrói com inovação Com PROLINA, importante aminoácido precursor do colágeno.