ISICEM 2024: Dia 1 - Dra. Ana Cristina fala sobre o tópico: Dificuldades com os trials de nutrição
- 21/03/2024
Descrição do vídeo
ISICEM 2024: Dia 1 - Dra. Ana Cristina fala sobre o tópico: Dificuldades com os trials de nutrição
Conteúdo exclusivo para profissionais e estudantes da área de saúde.
ISICEM 2024: Dia 1 - Dra. Ana Cristina fala sobre o tópico: Dificuldades com os trials de nutrição
Curso apoiado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, traz conteúdo atual e prático, com especialistas de diversas áreas, sobre terapia nutricional nos diferentes perfis de pacientes críticos.
Este curso aborda tudo o que o Residente de Terapia Intensiva precisa saber sobre os fundamentos de Terapia Nutricional no paciente crítico.
O curso de UTI 2.0: Como atender a necessidade nutricional individualizada do paciente crítico, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), abrange o manejo da terapia nutricional no paciente crítico em diversas situações. Em 9 aulas ministradas por profissionais referências, abordamos as individualidades desses pacientes que precisam de condutas diferenciadas. Após o término do curso e realizar a prova de conclusão, você poderá baixar um certificado que terá a chancela do Avante e AMIB.
Neste curso, o Intensivista agregará conhecimentos de gestão e qualidade para as UTIs de alta performance.
A experiência de um paciente que passa por internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode trazer impacto na qualidade de vida no pós-alta, contribuindo para o surgimento da Síndrome Pós-Cuidados Intensivos trazendo diversas sequelas. Saiba como o manejo nutricional pode contribuir na evolução deste quadro.
Cerca de 15% dos pacientes submetidos a cirurgias apresentam morbidade pós-operatória grave. 5 a 15% deles são readmitidos em 30 dias após a alta por complicações e, em média 4% deles perdem a vida antes de deixar o hospital. O controle das alterações metabólicas pode evitar até 50% dessas mortes e complicações. Saiba mais.
O músculo esquelético corresponde a 80% da massa celular corpórea de um adulto jovem e saudável. A lesão tecidual grave precipita uma tempestade de citocinas e hormônios contrarregulatórios que aumentam drasticamente o catabolismo muscular.
ESTRATÉGIAS EFETIVAS PARA MANTER O ESTADO NUTRICIONAL NA ONCOLOGIA Aula 1: Canabinóides em oncologia (Kelay Trentham, MS, EDN, CSO)
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS As recomendações da ASPEN/SCCM de 2009 sobre o suporte nutricional em pacientes críticos adultos estabeleceram alvos calóricos e proteicos1.
O MODO FÁCIL DE ATINGIR A META PROTEICA VS O MODO COMPLICADO Modo complicado: Iniciar com fórmula enteral padrão + Preparar a suplementação proteica + Administrar a suplementação proteica + Lavar a sonda
A jornada do paciente em estado crítico começa na UTI e termina com a alta hospitalar, passando pela fase aguda, crônica e em muitos casos, pela fase cirúrgica. O estado nutricional em cada fase tem grande interferência na evolução clínica. Saiba mais sobre a terapia nutricional usada em cada um destas fases.
A terapia Nutricional deve ser considerada para todos os pacientes que permaneçam em UTI, principalmente por mais de 48 h.